segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ferramentas e técnicas usadas na Gerência de riscos (PMBOK) - Parte 1

Nesta primeira parte, abordaremos as ferramentas e técnicas dos processos Planejamento de riscos, Identificação dos riscos, Análise qualitativa e Análise quantitativa. Na segunda parte do texto, trataremos dos processos Planejamento de respostas a riscos e Monitoramento e controle de riscos, além de algumas outras técnicas relacionadas à Análise quantitativa.

Planejamento de riscos
  1. Análise e reuniões de planejamento - Reuniões que visam o desenvolvimento do plano de gerência de riscos. Nelas são definidos os planos básicos para executar as atividades de gerenciamento de riscos.
Identificação dos riscos
  1. Técnicas de coleta de informações
    • Brainstorming, entrevistas;
    • Técnica Delphi - Trata-se de um método que permite descobrir as opiniões de especialistas em risco de projeto, que participam anonimamente, através da realização de vários questionários. A técnica ajuda a reduzir a parcialidade nos dados e evita possíveis influências indevidas no resultado;
    • Identificação da causa-raiz – É uma investigação das causas essenciais dos riscos do projeto. Ela permite o agrupamento dos riscos por causas;
    • Análise dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (SWOT) – A partir do exame das perspectivas da análise das forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats), visa aumentar a amplitude dos riscos.
  2. Análise da lista de verificação - Desenvolvidas com base nas informações históricas e no conhecimento acumulados de projetos anteriores e de outras fontes de informação.
  3. Análise de premissas - Explora a validade das premissas, identificando riscos causados pelo caráter inexato, inconsistente ou incompleto das premissas.
  4. Técnicas com diagrama - Uso de Diagramas de causa e efeito, diagramas do sistema ou fluxogramas e diagramas de influência (mais informações no PMBOK).
Análise qualitativa
  1. Avaliação de probabilidade e impacto de riscos - Investiga a probabilidade de cada risco ocorrer e o seu efeito sobre um objetivo do projeto, como tempo, custo, escopo ou qualidade, incluindo os efeitos negativos das ameaças e os positivos das oportunidades.
  2. Matriz de probabilidade e impacto - Especifica as combinações de probabilidade e impacto que levam à classificação dos riscos como de prioridade baixa, moderada ou alta.
  3. Avaliação da qualidade dos dados sobre riscos - Avalia o grau de utilidade dos dados sobre riscos para o gerenciamento de riscos. Envolve examinar até que ponto o risco é entendido, a exatidão, qualidade, confiabilidade e integridade dos dados sobre riscos.
  4. Categorização de riscos - Categorização por fontes de risco, pela área afetada, por causas-raiz ou por outra categoria útil.
  5. Avaliação da urgência do risco - Avaliação de riscos emergenciais, que exigem respostas a curto prazo.
Análise quantitativa
  1. Técnicas de representação e coleta de dados
    • Entrevistas, visando quantificar a probabilidade e o impacto dos riscos.
    • Distribuições de probabilidades, que representam a probabilidade e as conseqüências do componente do projeto (durações de atividades do cronograma, custos dos componentes do projeto, etc.)
    • Opinião especializada, em que especialistas validam os dados e as técnicas usadas.
  2. Análise quantitativa de riscos e técnicas de modelagem

Um comentário:

Elenildes disse...

Achei interessante as ferramentas e as técnicas para identificação dos riscos utilizadas pelo PMBOK são bastante completa.