sábado, 29 de novembro de 2008
Estudo de Caso - Sistema de Alocação de Docentes
Finalidade
Desenvolvimento de um sistema que visa à automação do processo de gerenciamento da alocação de docentes em disciplinas como também a distribuição das respectivas salas onde ocorrerão as aulas.
Descrição Geral
O software deverá manter e gerenciar informações referentes à alocação dos professores em suas respectivas disciplinas. Cada disciplina deverá ser lecionada em uma sala de aula, em dias e horários específicos.
Sendo assim, faz-se necessário o registro das disciplinas existentes, o registro das disciplinas que o docente está habilitado a lecionar e o cadastro das salas de aula existentes na instituição, para que o sistema possa atuar de forma eficaz no controle de choque de horários de professores e de salas de aula. Controlar choques de horários significa evitar que haja mais de uma disciplina alocada a uma mesma sala de aula, em um mesmo dia e horário, como também garantir que o mesmo professor não esteja atribuído a mais de uma disciplina no mesmo horário. Esse controle de choques de horários também deverá ser realizado pelo software.
Processos de Gerenciamento de Riscos do Projeto (PMBOK PMI)
Análise quantitativa de riscos – análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
Planejamento de respostas a riscos – desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
Monitoramento e controle de riscos – acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.